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10/01/2018 10:52

AUTISMO: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO

Introdução: Diante do aumento do número de alunos com deficiências nas escolas regulares, observamos que essas pessoas buscam a sua formação e seus direitos à educação, direito esse reconhecido legalmente. Então, a escola regular necessita se adequar e aprontar-se para receber esse aluno, já que são as experiências vivenciadas na escola que trazem aprendizados relacionais, culturais, cognitivos, sociais, afetivos e históricos. Logo, o professor é o personagem de maior contato com o educando, e por isso, sua função é fundamental na educação.

 Objetivo: O presente artigo teve como objetivo desenvolver metodologias diferenciadas em todo o corpo docente, utilizando práticas inclusivas no ensino regular, bem como a diferenciação pedagógica como principais estratégias e implicando todos os intervenientes do processo educativo.

 

 Metodologia: Para a realização do presente artigo onde foi desenvolvido de forma interdisciplinar, analisando e refletindo sobre as diferenças, limitações e habilidades. Utilizando práticas inclusivas, incentivando a interação e oralidade através de mostra pedagógica, relato de conhecimentos, materiais concreto, convencionais e não convencionais, estimulando o aluno a fazer comparações dentro e fora da sala de aula, construindo maquetes, cartaz, trabalhando Tangram, receita e sistema solar.

 

Resultados e discussão: Com a realização deste artigo, fazendo uma análise no desenvolvimento da prática, observou-se que o aluno autista possui maior interesse em práticas que ocorre interatividade entre os objetos de estudo e os alunos, assim como aluno-professor e aluno-aluno. Outra reflexão que deriva do artigo desenvolvido tem a ver com a experiência de trabalhar diferentes níveis de aprendizagem e até diferentes estilos dos mesmos, fazendo com que todos participem e aprendam, respeitando a especificidade de cada indivíduo construindo assim um ensino verdadeiramente inclusivo.

 

Considerações finais: Diante dos dados obtidos pôde-se concluir que houve um resultado satisfatório, revelou que a atividade prática trabalhando em conjunto com a teoria propicia uma aprendizagem mais significativa, bem como estimula o aluno autista a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durante as atividades em sala de aula. A Educação inclusiva é uma questão de direito, de cidadania, é uma árdua caminhada que está se iniciando e que evoluirá, num amplo sentido, envolvendo uma gama de profissionais. Temos uma cultura de exclusão e punição que interfere de maneira negativa, mas não impossibilita uma mudança, no sentido da verdadeira inclusão.

 

Palavras-chave: práticas; educação; reflexão; inclusão.

Angela Maria Dos Santos Assunção

Juliete de Souza Ferreira

Railane Lopes da Silva

Samanta de Morais da Silva


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