Brasil

10/08/2018 15:58 Estadão Conteúdo

Varejo desacelera no segundo trimestre e registra alta de 0,7%

As vendas do varejo no segundo trimestre apresentaram avanço ante os três meses anteriores, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados na manhã desta sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão foi de 0,7%, ficando dentro das estimativas dos analistas. No acumulado do ano, as vendas sobem 3,6%.

O desempenho representa uma ligeira desaceleração ante o ritmo de crescimento verificado no primeiro trimestre do ano, que foi de 1,10% (na série com ajuste sazonal).

Já na análise contra igual período do ano passado, houve alta de 1,6%. Para especialistas, o desempenho trimestral, tanto na margem quanto na comparação interanual, teria sido mais intenso, não fosse o impacto negativo provocado pela paralisação dos caminhoneiros entre o fim de maio e o início de junho. No primeiro trimestre do ano, foi registrada expansão de 4,30% na comparação interanual.

"Abril começou o trimestre com resultado positivo e parecia haver uma retomada mais forte das vendas, porém a greve prejudicou o varejo em maio", disse Isabela Tavares, da Tendências Consultoria, antes da divulgação do resultado. "Ainda assim, o varejo restrito não sentiu tanto os efeitos por causa do Dia das Mães em maio", explica a analista.

Isabela ressalta que o desempenho de junho reflete o aumento do preço de alimentos e combustíveis. "Também tem um efeito negativo da Copa do Mundo e dos jogos do Brasil sobre as vendas", comenta. Ela avalia, entretanto, que os próximos trimestres do ano devem apresentar uma recuperação do nível de negócios.

Em junho, o varejo teve queda de 0,3% ante maio, mas teve alta de 1,5% na compração com junho de 2017.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo