Cidade

28/12/2016 07:40

Governo prorroga estado de emergência contra helicoverpa em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura prorrogou por um ano, a partir de 15 de janeiro de 2017, o prazo de vigência da emergência fitossanitária relativa ao risco de surto de lagarta Helicoverpa armigera no estado de Mato Grosso. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 23 de dezembro, por meio da portaria de número 273. O estado de emergência permite aos produtores adotarem medidas excepcionais de supressão à praga, com acesso legal a produtos como o benzoato de emamectina, que ainda não está definitivamente liberado para o uso no Brasil.

"Essa é uma ótima notícia para os cotonicultores do estado de Mato Grosso, o maior produtor de algodão do país. Agora precisamos que o benzoato seja definitivamente liberado, pois ele é um dos produtos que se mostraram eficazes no combate dessa lagarta. A morosidade na liberação traz riscos econômicos, sociais e ambientais. Só a legalidade garante o controle", afirma o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen Rodrigues, em comunicado.


O benzoato combate tanto a helicoverpa, como outras variedades do complexo de lagartas, como a espodóptera e a lagarta-da-maçã. Para o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Nery Ribas, o estado de emergência é uma necessidade. "A helicoverpa está presente em nossas lavouras. Na safra passada, em virtude do clima seco, a pressão foi menor. O benzoato é uma ferramenta muito importante para combatê-la, e só podemos utilizá-lo na condição do estado de emergência", afirmou.

Foto: Estadão


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo