Cidade

31/12/2017 16:04

MT é o 8º estado do país com maior número de presos sem julgamento, diz levantamento

Mato Grosso é o 8º estado do país com o maior número de detentos sem julgamento, segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado pelo Ministério da Justiça. Ao todo, 52% dos presos no estado não foram sentenciados ao cumprimento de pena em nenhum regime.

Em primeiro lugar no ranking aparece o estado do Ceará com 66% da população carcerária sem julgamento. Sergipe (65%), Amazonas (64%) e Maranhão (59%) estão em seguida na lista. No total, segundo o levantamento, Mato Grosso tem 10.632 detentos distribuídos em 51 unidades prisionais, que tm disponibilidade para abrigar 6.369 presos. No Brasil são 726.712 mil detentos para 368.049 vagas.

 

Do total de presos no estado, 41% já estão sentenciados e cumprem pena em regime fechado. Outros sentenciados também cumprem pena no regime aberto (3%) e semiaberto (3%).O estudo, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 

Perfil dos presos

De acordo com os dados do Infopen, metade dos presos brasileiros em 2016 tinha entre 35 e 45 anos. Do ponto de vista racial, historicamente, pretos e pardos são mais encarcerados do que o demais no Brasil. Em Mato Grosso, 74% dos detentos são negros e 26% brancos.

Em termos de escolaridade, seis em cada dez presos eram analfabetos ou alfabetizados com ensino fundamental incompleto na ocasião em que foi produzido o levantamento.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo