Cidade

16/08/2019 03:11

Cooperação entre startup MT e Alemã visa a criação de aplicativo sobre o meio-ambiente

Em pleno território amazônico, a startup mato-grossense Amazon.lab, trabalha em contramão ao atual posicionamento do governo federal em relação ao desmatamento e acordos de cooperação internacional em prol de um desenvolvimento sustentável. De forma a criar ambiente para inovação acontecer na dinâmica territorial, está recebendo na próxima semana, a startup alemã de tecnologia EULA IT, em conjunto com o Fraunhofer IIS/Institut für Integrierte Schaltungen, a canadense BehrTech, que apoiada pela incubadora espacial ESA-BIC Bavaria, lançou a plataforma de IoT SmartPlanet. A plataforma utiliza satélites e sensores in situ para calcular parâmetros ambientais em tempo real.

A cooperação visa a criação de um produto com esta nova plataforma que será o aplicativo Terrabeat. O aplicativo fornecerá em tempo real informações sobre o meio-ambiente para qualquer pessoa que o tenha baixado. Além disso, enquanto aprende mais sobre meio-ambiente e sustentabilidade, o usuário poderá interagir com o aplicativo enviando sugestões e ideias. Além do acesso à informação em tempo real, um dos principais benefícios do produto será a divulgação de informação confiável e séria sobre a situação real do meio-ambiente tanto em áreas urbanas quanto rurais. Da mesma forma, o aplicativo oferecerá aos usuários a oportunidade de construir comunidades engajadas em torno de várias questões ambientais e de ter voz nesses assuntos.

O projeto inicial será o monitoramento da regeneração de uma área degradada de 10ha na Floresta Amazônica. Durante o projeto de monitoramento na Floresta Amazônica, dados serão coletados através de centenas de sensores a serem instalados na área. Usando a conectividade sem fio MYTHINGS e equipado com a tecnologia MIOTY LPWAN, o Terrabeat enviará por dia, via satélite até um milhão de dados diferentes sobre dezenas de parâmetros ambientais para uma plataforma de nuvem. Os dados coletados serão processados juntamente com dados gerados por SatEO, analisados e, em seguida, disponibilizadas diretamente para a App. Estas informações mostrarão os resultados das medidas tomadas para a regeneração florestal, bem como as possibilidades disponíveis sobre onde e como ser mais eficiente.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo