Cidade

17/08/2019 07:34

Ações do Detran-MT possibilitam mais facilidade aos usuários

Ao longo de sete meses da atual gestão, diversas ações foram realizadas com o objetivo de modernizar e desburocratizar os serviços ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Uma delas é o serviço de Licenciamento Veicular Digital (CRLV Digital), que visa dar mais comodidade aos usuários. A versão eletrônica foi desenvolvida para utilização por meio de smartphones e está disponível junto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em apenas um aplicativo.

O documento eletrônico contém todas as informações do documento impresso e possui a mesma validade jurídica. Antes de baixar o documento digital, o proprietário do veículo precisa pagar licenciamento do ano de 2018. A versão eletrônica está disponível em Mato Grosso para um milhão de proprietários de veículos.

Ainda como processo de modernização dos serviços, o Detran está implantando o sistema de telemetria, um monitoramento das aulas práticas dos Centros de Formação de Condutores utilizando a validação biométrica e fotos do instrutor e candidato, além de GPS para constatar o percurso realizado.

“A telemetria é uma ferramenta de controle para o Detran e também de organização administrativa da autoescola, pois possibilita a inserção de todo o conteúdo pedagógico no sistema, acompanhamento das aulas ministradas e dos conteúdos programáticos”, explicou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro Alencar de Andrade.

O Detran também desenvolveu, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o sistema de prova teórica digital, na qual o cidadão pode ter acesso à prova teórica de formação para a primeira habilitação, reciclagem e atualização da CNH em formato digital.

Conforme o diretor de Habilitação do Detran, atualmente, vários municípios de Mato Grosso precisam aguardar até 60 dias para a aplicação da prova, que é realizada no formato impresso e aplicada por servidor que compõe a banca examinadora.  

“Com a prova teórica digital, os candidatos e condutores poderão realizar as provas diariamente, uma vez que todas as unidades do Detran no interior do Estado possuirão as salas equipadas”, disse Alessandro.

O projeto piloto já está em funcionamento no shopping Estação, em Cuiabá, e deve ser expandido para todo Estado até dezembro deste ano.

Ainda no setor de habilitação, com a portaria 223/2019 o Detran iniciou o monitoramento do índice de aprovação dos candidatos para obtenção de CNH nas provas teórica e prática, com o intuito de oferecer acompanhamento pedagógico aos Centros de Formação de Condutores e aprimorar a qualidade de ensino aos candidatos.

Limpeza de pátios

Com as ações de reciclagem de 100% dos veículos que durante anos se acumularam nos pátios da autarquia, a sede do Detran agora conta com 51 novas vagas de estacionamento, em um espaço de 1.500 metros quadrados, aumentando de 260 para 311, um acréscimo de 20%, o número de vagas disponíveis aos usuários.

Já a limpeza do pátio de 7.500 mil metros quadrados proporcionou a criação de uma nova pista de teste para mudanças de categoria da habilitação C, D, E, que atualmente são realizados fora da sede do Detran. “Com a limpeza do pátio vamos melhorar a qualidade do serviço prestado à população”, disse o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos.

O processo de reciclagem e limpeza de pátios das unidades do Detran em Mato Grosso começou em 28 de janeiro deste ano, como uma das ações prioritárias da gestão. Desde então, 8 mil veículos já foram reciclados em 33 dos 126 pátios da autarquia em todo Estado. A previsão é de que até o final do ano um total de 11 mil veículos sejam reciclados.

“O processo de reciclagem é prioridade da atual gestão, além de ser um antigo anseio da sociedade”, enfatizou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

Uma ação que colabora para a limpeza dos pátios do Detran é a realização de leilões dos veículos. Somente nos primeiros sete meses a autarquia já realizou três leilões em diversos municípios do Estado, somando 2.550 veículos leiloados.

O quarto leilão já está em andamento com 877 veículos. A arrecadação total será de R$ 5,6 milhões. Em 2018 foi realizado apenas um leilão e 286 veículos foram leiloados.  

Desde maio deste ano o Detran também assumiu o serviço de impressão e envelopamento das notificações de trânsito, o que vai gerar uma economia de cerca de R$ 1,5 milhões nos quatro anos de gestão.

Operações

Nos primeiros sete meses de gestão foram intensificadas as ações de fiscalização de trânsito com foco na segurança e regularização da frota em circulação.

Já foram mais de 100 operações integradas de fiscalização realizadas pelo Detran em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário.

Além disso, o Detran também é parceiro na operação Lei Seca. Neste ano já aconteceram 26 edições em todo Estado, com foco na prevenção e repressão quanto ao uso de bebida alcoólica associada à direção.

“O fator de risco álcool e direção ainda é muito presente nas nossas operações, por isso precisamos intensificar cada dia mais as ações de fiscalização no trânsito para a segurança de todos os cidadãos”, disse o diretor Executivo do Detran-MT, José Eudes Santos Malhado.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo