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17/05/2017 13:49

Tomate, batata e ovo estão caros; feijão baixou

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indica que, nas prateleiras dos supermercados do país, onde ficam alimentos e bebidas, houve baixa nos preços em 2017, de 0,82% até o mês de abril. Mas com elevação de 0,34% em março para 0,58% em abril. Alguns alimentos tiveram maior alta, como o tomate, batata e ovos e outros baixa de preços, como o óleo de soja, arroz e feijão.

Confira os preços e os benefícios destes alimentos.

Tomate

O preço do tomate foi o que mais subiu (+29,02%).

O quilo está custando cerca de R$ 4.

Benefícios

Tomates são antioxidantes. Contêm Vitamina C, vitamina A e beta-caroteno, além de boas quantidades de Manganês, vitamina E e potássio. Têm ainda licopeno, composto associado à redução de doenças cardíacas. Possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade. Sendo assim, é bom comer tomates contra ataques cardíacos, osteoporose, saúde dos olhos, contra diabetes e tem baixa caloria.

Batata-inglesa

Preço da batata-inglesa também subiu muito (+20,81%).

O quilo está custando em torno de R$ 3.

Benefícios

Consumidas em todas as partes do mundo, batatas podem ser encontrados em quase todas as refeições. Muito gostosa, é protagonista de diversas receitas. Mas um aviso: rica em amido e carboidratos, é calórica (80 calorias por 100 gramas). Contém água e fibra alimentar, vitamina-B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K, Potássio e sais minerais como Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês e Zinco. Faz bem para pele e, se colocada encima da acne, pode ajudar a secá-la. Regula a pressão e dinamiza as funções cerebrais. É indicada também contra reumatismo, acalma os olhos e evita pedra nos rins.

Ovos

Preço dos ovos subiu (+4,03%).

A dúzia está saindo por R$ 4,98.

Benefícios

Ovo é rico em proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Ácido fólico, Ferro, Zinco, Proteína, Fósforo, Manganês e Vitaminas do Complexo B. Estudos apontam que um ovo por dia ajuda a prevenir degeneração ocular e catarata com seus carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Regula o cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular. Pesquisas atuais afirmam que o consumo moderado de ovos não tem impacto negativo sobre o colesterol. É um dos poucos alimentos que têm Vitamina D. Previne câncer de mama. Faz bem par ao cabelo e unhas porque tem elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Dois por dia no máximo - é a indicação de nutricionistas.

Óleo de soja

O óleo de soja barateou (-4,17%).

Benefícios

É considerado mais saudável do que a maioria dos outros óleos vegetais, devido à sua boa variedade de ácidos graxos. Faz bem para saúde óssea, pele, cabelo e olhos. Também é antioxidante, porque contém Vitamina E, que reduz manchas, cicatrizes de acne, protege a pele contra queimaduras solares e estimulando o crescimento de novas células da pele para promover a cicatrização. O alerta vai no sentido de que é calórico e consumido em excesso pode levar à obesidade.

Arroz

O arroz está pouca coisa mais barato (-1,69%).

Benefícios

É rico em carboidrato que dá energia, proteínas, vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Mas sozinho é fraco do ponto de vista nutricional, por isso deve ser associado ao feijão, carnes e leguminosas.

Feijão

Dois tipos de feijão estão com preços bem mais baixos.
O preço do preto caiu 8,29% e o do carioca 1,64%.

Benefícios

Feijão é uma das principais fontes de proteína da população brasileira. Tem fibra para baixar o colesterol, com isso ele evita que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição. Tem baixo teor de gordura e sódio. Previne câncer com a vitamina K, dinamiza o cérebro e o sistema nervoso, desintoxica das alergias, previne dor de cabeça e regula funação intestinal, aumentando o volume das fezes. Dá energia e é paixão nacional.

Keka Werneck, repórter do GD

 

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
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