Destaques

05/06/2017 15:25 por Nataniel Zanferrari

Pesquisador da Unemat desenvolve mapeamento das áreas de soja de Mato Grosso por satélite

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibiliza em seu site o mapeamento das áreas de soja dentro de cada município do Estado, desenvolvido com a utilização de imagens orbitais e técnicas de sensoriamento remoto. Chamado de SojaSat, o mapeamento pode ser acessado clicando aqui.

Este trabalho foi realizado no Laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (Laboratório Gaaf), sob a coordenação do professor Carlos Antonio da Silva Junior, no Câmpus Universitário de Alta Floresta, e conta com a colaboração de pesquisadores de instituições como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Academia Chinesa de Ciências.

De acordo com o professor Carlos Antonio da Silva Junior, o sensoriamento remoto é uma valiosa ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada no fornecimento de informações agrícolas e ambientais. “No caso desta nova plataforma, a intenção é ofertar, a toda a cadeia produtiva da soja, informações sobre a real dimensão desta cultura no Estado, tão logo a safra acabe”, explica o professor. “Além do aspecto econômico, o site também apresenta um viés ambiental, uma vez que sua proposta é também mostrar anualmente se estaria ocorrendo uma expansão da cultura dentro dos municípios amazônicos e de suas florestas”, explica o pesquisador.

Parte da metodologia utilizada encontra-se publicada no periódico Agronomy Journal, da Sociedade de Agronomia dos Estados Unidos, com Qualis/Capes A1 em Ciências Agrárias.

As informações estão disponibilizadas gratuitamente no site da Unemat e, inicialmente, são apresentados dados do ano-safra 2016/2017. A proposta é fornecer dados anuais de todos os municípios do Estado que cultivam soja a partir desta data. A plataforma pode ser acessada clicando aqui.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo