Destaques

10/07/2017 05:26

Aprenda a identificar nova fraude em bombas de gasolina

Um novo tipo de golpe nos postos de gasolina assusta os motoristas e desperta um alerta: como identificar a fraude tecnológica? 

A reportagem do UOL conversou com frentistas em seis postos de combustíveis de São Paulo e explica como funciona a fraude: com um chip instalado dentro da bomba, é possível interferir no funcionamento da placa eletrônica e alterar a contagem que aparece no visor. O comando é feito à distância, por controle remoto ou aplicativo de celular. Ao comprar 20 litros, por exemplo, o cliente recebe apenas 18 litros.

Entre agosto de 2016 e maio de 2017, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) flagrou 55 postos de São Paulo que cometiam esse tipo de infração.

O superintendente do órgão fiscalizador, Guaracy Fontes Monteiro Filho, explica que, na média, o motorista é lesado facilmente porque é quase impossível reparar na diferença de volume.

Monteiro conta que, para mexer na bomba, além de violar o lacre de segurança colocado pelos fiscais, é preciso entender de tecnologia e de como o equipamento funciona. A suspeita é de que a quadrilha especializada esteja oferecendo o serviço aos donos de postos de São Paulo e de outros Estados pelo país.

DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE

1. Duvide de preços muito abaixo da média

2. Fique atento ao visor da bomba

3. Saiba qual é a autonomia do seu veículo

4. Verifique se a bomba funciona direito: a publicação explica que o dodo posto de combustível deve ter à disposição do cliente um balde aferidor que pode ser usado para medir se está correta a quantidade que sai da bomba. O motorista pode pedir para fazer o teste: o frentista coloca 20 litros de combustível neste galão e a marca deve bater com o número de litros.

5. Abasteça sempre no mesmo posto

6. Abasteça em um posto bem movimentado

7. Em caso de suspeita, denuncie. A ANP (Agência Nacional de Petróleo) recebe ligações gratuitas no número 0800 970 0267 para denúncias sobre adulteração de combustível.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo