Destaques

13/09/2018 12:19 G1MT

Prefeitura de Sinop discordar de números e pede ao IBGE recontagem

A prefeitura de Sinop deve pedir ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a recontagem da população, por discordar dos números da instituição. Segundo a última estimativa do IBGE, o município tem 139,9 mil habitantes. A prefeitura, por outro lado, acredita que o número é superior.

Como base de argumento, a prefeitura usou o cálculo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), que aponta 100 mil eleitores no município. Ainda seguindo o raciocínio desse cálculo, pra cada 100.056 eleitores, considera-se mais um não eleitor morador que mora município. De acordo com a prefeitura, isso comprovaria que a população é de pelo menos 180 mil habitantes.

O número inferior a população real da cidade, pode prejudicar o envio de recursos federais e estaduais para Sinop. Por meio de assessoria, o IBGE afirmou que ainda não foi notificado sobre o pedido da prefeitura. O órgão explicou, porém, que a recontagem não é feita exclusivamente em um município do país. Ao ser acionado, o IBGE deve informar a prefeitura sobre os métodos utilizados na estimativa.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo