Destaques

11/10/2018 05:28

Alta Floresta: Fundação Ecológica Cristalino inicia esta semana "Histórias da Floresta"

Fundação Ecológica Cristalino inicia esta semana o projeto "Histórias da Floresta", voltado para crianças de 05 a 08 anos de escolas públicas de Alta Floresta. Inspirado nas histórias infantis sobre a Amazônia da autora Lynne Cherry, o projeto tem o objetivo de promover a leitura e a educação ambiental através de histórias sobre a relação entre as árvores e os bichos que vivem na floresta Amazônica. Através do teatro, leitura e da oralidade, a proposta é ajudar a formar pessoas engajadas na proteção da floresta Amazônica e  na transformação da realidade dos povos que vivem na região amazônica.

Num roteiro cheio de fadas, bichos, índios e livros, as educadoras ambientais: Mariana dos Santos Silva, Maísa Barbosa Lauton e Jhennifer Stefany da Silva Borges usam um cenário mágico da floresta amazônica numa história de aventuras dos bichos da floresta com um homem disposto a derrubar uma das maiores árvores da floresta Amazônica, a Sumaúma( (Ceiba pentandra). O imaginário dos povos da floresta sempre trouxe histórias sobre esta árvore, que chega a atingir até 60 metros de altura e tronco de até três metros de diâmetro.

A Sumaúma consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies que estão a sua volta. É conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

A bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Fundação Ecológica Cristalino - FEC, Mariana dos Santos da Silva  explica que a atividade de contação de histórias sempre foi muito importante para  transmitir costumes, valores, experiências, que passadas de pais para filhos, mantém tradições e culturas até os dias de hoje. Assim, as narrativas servem para acumular, armazenar e transmitir conhecimentos. Além disso, Toda a fantasia que as histórias carregam, auxiliam a criança na sua forma de entender, conviver, interagir e agir no mundo.

A presidente da FEC, Vitória Da Riva conta que quando criança a contação de histórias marcou muito a sua vida e a fez gostar de ler livros e mergulhar no universo mágico das narrativas.  Assim deseja que o mesmo aconteça com as crianças de Alta Floresta e toda a região, com este novo projeto da FEC.

A agenda do projeto "Histórias da Floresta" começou nesta terça-feira, dia 09/10 na escola  Mundo Novo. No dia 19/10, a equipe de Educação Ambiental da FEC estará na Escola Ouro Verde, no dia 23/10 na Escola Vicente Francisco e no dia 26/10 na Escola Jardim das Flores. No dia 30/10 o projeto atende as crianças do abrigo Pinardi. São parceiras do projeto : Fabiane Bilibio (MakeUp), Studio Carla Souza e Vanessa Bispo Fotografias


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo