Destaques

14/02/2019 06:41

Alta Floresta: UHE Teles Pires conquista selo verde e prêmio Chico Mendes 2018

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), décima maior geradora de energia do país,  foi certificada com o Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, categoria Gestão Socioambiental Responsável, na 11ª edição do Prêmio Chico Mendes 2018.

O certificado é um reconhecimento da ONG às empresas que, por meio de  programas e ações, buscam o equilíbrio econômico, social e ambiental ao implementar  melhorias na região onde atuam. É a segunda vez que a CHTP conquista a certificação, a primeira foi em 2014. O certificado tem validade até dezembro de 2019. Para receber a certificação, a companhia passou por um criterioso processo de avaliação, realizado por técnicos do Instituto Chico Mendes.

Os profissionais analisaram  a política socioambiental implantada no empreendimento, o atendimento à legislação vigente, programas de comunicação e educação ambiental, a gestão de pessoas, de recursos hídricos, de resíduos,  de energia e mudanças climáticas e biodiversidade, baseadas na lei 10165/2000. Para a diretora Administrativa Financeira da CHTP, Ana Graciela Granato, o certificado é o reconhecimento do compromisso  da empresa  com a população e com o meio ambiente. "A usina Teles Pires gera energia limpa e renovável  para milhões de famílias , indústrias, hospitais e escolas, entre outras unidades consumidoras, buscando contribuir para o desenvolvimento do país. Junto com a implantação do empreendimento veio uma  gestão voltada ao aprimoramento de práticas sustentáveis que fazem parte de nossas metas, da missão e dos valores da usina Teles Pires", destacou a diretora.   Apesar do grande potencial de geração de energia, capaz de abastecer uma cidade com cerca de cinco milhões de pessoas, a hidrelétrica foi construída na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará em sistema  "fio d'água", o que reduz a quantidade de áreas alagadas e diminui os impactos ambientais.

A CHTP desenvolve 44 programas socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental, que envolvem estudos e atividades de educação ambiental, recomposição florestal, proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP),  fomento de atividade econômica,  monitoramentos e  preservação da fauna, flora e meio físico (ar, água e solo), entre outras atividades,  nos municípios de Jacareacanga (PA), Paranaíta e Alta Floresta (MT).  Além de 12 programas socioambientais voltados às populações indígenas da região.

Com uma gestão voltada à qualidade operacional, ambiental e de saúde e segurança ocupacional,  o empreendimento também possui  as certificações das normas ABNT/NBR/ISO 9001:2015, ABNT/NBR/ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.  

Além do selo, a CHTP vai receber o Prêmio Chico Mendes 2018. A  cerimônia de entrega será realizada no mês de março, em Curitiba. A CHTP é controlada pelo Grupo Neoenergia (51%), que tem como sócias Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%), ambas do grupo Eletrobrás.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo