Destaques

16/04/2019 06:15

Servidores que atuam nos Hospitais Regionais participam de capacitação sobre aquisições e contratos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou nesta semana um curso de capacitação dos profissionais que atuam nos setores de aquisição de materiais e insumos dos Hospitais Regionais que estão sob gestão estadual. O foco do treinamento foi atualizar o conhecimento sobre noção de licitação pública e termos de referência. 

“É prioridade para o setor de Gestão Hospitalar a redução dos processos indenizatórios. Para que o processo de contratação seja transparente, é necessário que seja realizado por meio de licitações. Logo, o primeiro passo a ser tomado é a elaboração do termo de referência para que os serviços possam ser comprados a contento, de acordo com as necessidades de cada região”, explicou a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Deisi Bocalon.

Ao todo, 23 servidores efetivos e contratados que atuam nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Cáceres e o Metropolitano de Várzea Grande participaram da aula, nesta quinta-feira (11), que teve carga de 8 horas.

O curso foi ministrado pelo superintendente de Aquisições e Contratos da SES-MT, Luiz Sávio, que instruiu os servidores sobre os processos de legislações relativas à matéria de licitação, modalidades de licitações, sistema do registro de preços e fases da licitação.

“Este é um esforço da secretaria para conseguir melhorar a questão de compras de insumos. Além disso, melhorar a prestações de serviços dentro da rede pública hospitalar de Mato Grosso e atendendo bem à população”, destacou o técnico responsável pela organização da capacitação, Klisman Ananinas.

Para o servidor Agnaldo Adriano, que trabalha no Hospital Regional do município de Colíder, essa capacitação proporcionou um conhecimento estratégico na tomada de decisão durante o processo de compra dos insumos; pois o objetivo dos profissionais é seguir rumos que proporcionem baixo custo com grandes benefícios. “Estamos definindo os termos de referência para poder comprar certo e com menor valor”.

A servidora do Hospital Regional de Rondonópolis, Eliane Miranda, atua há 15 anos no setor de compras e destacou que o curso é muito importante visto que, anteriormente, a unidade estava sendo gerida por Organização Social de Saúde (OSS), sendo o atual momento de transição. “Viemos de outra realidade, agora estamos nos reformulando para trabalhar dentro dos parâmetros da conta pública”.

Pela Constituição de 1988, o poder público é obrigado a fazer licitação quando precisa contratar obras, serviços ou realizar compras. A finalidade da licitação deve ser sempre atender ao interesse público, buscar a proposta mais vantajosa, bem como os demais princípios resguardados pela Constituição.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo