Destaques

11/06/2019 06:30 Assessoria | PMAF

Programa Adote uma Nascente recupera e protege áreas em Alta Floresta

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a equipe técnica da secretaria de Desenvolvimento fez uma breve visita aos adotantes do Programa Adote uma Nascente. Três nascentes estão sob os cuidados constantes de pessoas e instituições.

A vista aconteceu junto com a secretária de Desenvolvimento Celia Castro, o diretor de Meio Ambiente Lucas Carvalho, toda equipe técnica da secretaria e adotantes. A primeira nascente visitada foi a do Córrego Severo, na avenida São Gabriel, principal via de acesso ao bairro Boa Nova 3, a área de 3,32 hectares, tem como Padrinho e Adotante o Colégio Alta Floresta.

“É importante porque a gente está contribuindo de uma forma bem participativa na preservação da água da cidade. Pra nós esse riozinho faz parte da nossa história, meus filhos já brincaram nesse rio, ele era maior, a água era mais limpa tinha peixes, e isso acabou, então a gente precisa resgatar isso, é muito importante para a nossa história e para Alta Floresta”, destacou Eliane Ferraz de Almeida Leining, diretora do colégio, destacando o trabalho que é desenvolvido junto com as crianças, que plantaram novas mudas. “Elas se empolgam bastante, e nós trabalhamos desde a educação infantil, eles plantam, ajudam a cuidar, é um trabalho de formiguinha e eles vão levando para casa e gradativamente vai se alastrando, então a partir do momento em que todas as escolas fizerem isso, eu acredito que vamos conseguir um resultado mais rápido e em uma proporção muito maior”.

O segundo ponto visitado foi a Área de Preservação Permanente (APP) do Recanto da Amazônia, uma pequena área de 0,25 hectares, que tem como Padrinho o Instituto Centro de Vida (ICV), e de uma forma peculiar o adotante Vinícius de Freitas Silgueiro. Engenheiro florestal colaborador do ICV, Vinícius afirmou o seu carinho e cuidado com a área há cerca de dois anos, por residir próximo, sempre manteve o cuidado e viu no Adote uma Nascente a oportunidade de formalizar o cuidado que tinha.

“Moro aqui em Ata Floresta há oito ano e desde sempre olhando para as áreas verdes urbanas, sabendo que a gente tem muitas áreas aqui que merecem esse cuidado, essa proximidade maior da sociedade, então quando veio a ideia do Adote Uma Nascente, me inscrevi para ser o adotante dessa área de APP no bairro Recanto da Amazônia. E este ano, em comemoração aos 28 anos do ICV e 20 anos nosso aqui em Alta Floresta, a gente fez a proposta pra secretaria de fazer a adoção oficial da área, aí eu entro como adotante por estar próximo à área, e o ICV como padrinho”, destacou Vinícius.

A terceira área que já se encontra sob cuidados é a Nascente do Tambaqui, com 1,71 hectares, tem como Padrinho e Adotante a Loja Maçônica Adonai. Nesta nascente o mesmo relato de cuidados anteriores ao Programa, mas que havia sido deixado. “No passado nós já fizemos um trabalho aqui, numa gestão anterior e não houve prosseguimento do projeto e também a loja ficou receosa de investir, e agora a Célia [secretária de Desenvolvimento] nos chamou, a Loja Adonai prontamente atendeu o chamado e adotou a nascente, uma vez que ela se encontra na divisa de muro com a  nossa instituição, e nada mias justo que nós enquanto representantes de uma classe  social, colaborar com a prefeitura e trazer para a população um meio ambiente mais saudável, onde as pessoas poderão vir visitar, nossos filhos, escolas, a população, pretendemos aqui fazer alguns investimentos para que possamos divulgar e preservar o meio ambiente”, destacou Osmar Pereira, representante loja Adonai e responsável pelo programa.

Toda conscientização e cuidado com o meio ambiente é lembrado. “A mensagem que trás é o seguinte, nós devemos fazer o que é certo não porque alguém está vendo, aqui é um local que estava abandonado, aos poucos nós vamos limpando, a população jogava lixo aqui, isso aqui e uma nascentes, água, e água é vida, nós sabemos a dificuldade que a prefeitura enfrenta em recolher [o lixo], mas a população precisa cada um fazer a sua parte, se cada cidadão fazer a sua parte tenho certeza que teremos um mundo mais limpo, mais saudável e ficará mais fácil para o poder público poder administrar”, pontuou Osmar.

Vinícius destaca que o cuidado com o meio ambiente não tem segredos. “É algo que todo cidadão pode se comprometer na verdade com o cuidado do meio ambiente que é um direito constitucional de todos nós, então é fazer a nossa parte naquilo que está ao nosso alcance, com certeza vários cidadãos moram próximos de áreas como essa e nada melhor do que a gente cuidar e manter o zelo para que a gente tenha o benefício que estas áreas trazem, toda a sociedade. Enfim, é bastante gratificante, a gente que é engenheiro florestal que gosta de fazer o plantio, de ver as árvores crescendo, de ter esse cuidado então é bem gostoso, tem até banana para colher aqui”, concluiu o engenheiro com risos.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo