Destaques

15/06/2019 13:20 Jornal da Cidade

Filhote de onça é resgatado pela Sema no município de Paranaíta e levado para Sinop

 Uma pequena onça preta, da espécie pintada (Panthera onca) foi resgatada em uma propriedade rural no município de Paranaíta. O animal, com cerca de três a quase meses de vida pode ter sido desgarrado dos adultos ou não se descarta que a mãe possa ter sido abatida por caçadores.


A onça-macho foi encontrada por um produtor que segundo informações, comunicou à semana. “Ele nos falou que o encontrou no meio de uma área de pastagem. Estava com um outro que acabou indo embora, mas esse, parecia debilitado e por isso o resgatou e cuidava dele há cerca de uma semana. Fomos lá busca-lo e agora vamos entrega-lo ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato grosso, em Sinop”, informou o chefe da unidade regional da Sema em Alta Floresta, Vinícius Rezek.


A Sema ficou com o animal em Alta Floresta menos de 24 horas. O manteve em um pequeno cativeiro e sempre o alimentando com muita carne. “É pequeno, filhote, mas já come bem e precisa se alimentar”, comentou Rezek dizendo que, depois de algum tempo, a onça poderá ser reintroduzida ao habitat natural.
Onça preta e onça pintada: entenda


Você sabia que onça-preta e onça-pintada são animais da mesma espécie? É isso mesmo! Análises genéticas comprovam que ambas são representantes de Panthera onca. Isso pode parecer estranho quando falamos de animais selvagens, mas pense na nossa variação de cor de pele. O IBGE nos classifica em negros, brancos, pardos, amarelos ou indígenas e, independente de nossa cor, somos todos seres-humanos e pertencemos à mesma espécie (Homo sapiens).


No caso das onças, a coloração escura é causada por uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina, uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos. Por isso, animais pretos são chamados de melânicos.

Essa característica não é exclusiva da Panthera onca, leopardos melânicos são os mais conhecidos pelo público e são chamados de panteras negras, nome que também é utilizado para se referir às onças-pretas (Blog do Onçafari)


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo