Destaques

13/07/2019 01:08 Adamo Bazani, Diário do transporte

Operação “Licitação Garantia”, no Mato Grosso, apreende ônibus de empresas que circulavam sem autorização

A Ager- MT, agência do governo de Mato Grosso que regula os transportes intermunicipais, e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Governo Federal, realizaram nesta sexta-feira, 12 de julho de 2019, a operação “Licitação Garantida” para combater a atuação irregular e empresas de ônibus no Estado.

Foram retidos quatro ônibus de três.

Segundo a Ager, um veículo da Verde Transporte fazia a Cuiabá x Guarantã do Norte, cuja autorização para a empresa venceu nesta quinta-feira, 11 de julho.

A Viação Juína, por sua vez, é contratada no sistema, mas de acordo com a agência, o micro-ônibus em circulação não estava cadastrado para operar.

A Ager ainda informou que a empresa Xavante teve dois ônibus apreendidos porque circulava em linha cuja autorização é para outra empesa, a Expresso Itamarati, umas das vencedoras da disputa por contratos emergenciais de linhas intermunicipais.

O nome da operação faz referência ao processo de licitação de contratos emergenciais do sistema, feita após um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Governo de Mato Grosso e o Ministério Público.

Segundo a Ager/MT, o objetivo da operação desta sexta-feira, foi “garantir os contratos das novas empresas que entraram no Estado”.

No dia 26 de março de 2019, 20 empresas ofereceram propostas para os contratos emergenciais. Destas viações, 11 prosseguiram na licitação e algumas propostas não puderam ser abertas, na ocasião, por causa de recursos.

O sistema de transportes intermunicipais do Mato Grosso foi dividido em oito mercados por regiões, com dois lotes cada: categoria básica (ônibus mais simples e tarifas mais baixas) e diferenciada (ônibus de maior padrão e tarifas mais altas).


Mercado 07 – Alta Floresta

Lote I – Aries Transportes (Grupo Verde), ganhou com valor de R$ 0,189938, valor aproximadamente  30% mais barato que o operado hoje, de acordo com a Sinfra. Contrato assinado em 03 de junho, assumindo em 13 de julho.

Lote II – Categoria Diferenciada (já vencida pela Empresa Novo Horizonte em janeiro de 2018)

Mercado 08- Sinop

Lote I – Categoria Básica: Empresas, Araés, Esmeralda e Tim Transportes  foram inabilitadas – Haverá novo chamamento.

Lote II – Categoria Diferenciada: Abertura dos documentos marcada pera o dia 10 de maio se 2019.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo