Regional

19/01/2018 09:50 CENÁRIOMT

Sem conclusão das obras, BR-163 no PA pode registrar atoleiros novamente

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi (PP) comentou na terça-feira (16) durante uma coletiva sobre o resultado da ‘balança comercial do agronegócio’, a atual situação da rodovia BR-163 na região dos municípios de Trairão e Novo Progresso, que dá acesso aos Portos de Miritituba e Santarém-PA.

O ministro explicou que o cronograma das obras de pavimentação atrasaram e que os problemas no trecho só deverão ser resolvidos em 2019. Sem a conclusão das obras a rodovia pode registrar atoleiros assim como os registrados em 2017. “Muito provavelmente a gente vai ter (atoleiro) esse ano, embora em menos volume. Porque lá hoje já tem uma estrutura do governo. A Polícia Rodoviária Federal e o Exército estão tomando conta para não haver aquela tranca. Mas infelizmente ainda é um assunto que esse ano vai estar lá e ano que vem eu espero que a gente consiga resolver isso”, disse ele.

Na safra 2016/2017 a região sofreu com as fortes chuvas, o que causou atoleiros e congestionamentos de cerca de 50 quilômetros. Muitas transportadoras sofreram muitos prejuízos, após ter motoristas parados em mais de 20 dias na região.

Na época o atoleiro resultou também no aumento do frente que variava de R$ 30 até R$ 70 reais a mais em cada tonelada de soja que fosse transportada de Sinop a Miritituba. O ministro garantiu que em 2019 a obra estará concluída e explicou que o problema se arrasta desde a gestão do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva. “O problema todo dessa rodovia nasceu da licitação. Os preços de referência foram baixos e as grandes empresas não compareceram e as médias e pequenas compareceram nesse certame e ganharam. À hora em que elas começaram a fazer o serviço, viram que não dava para fazer com os preços que eles pegaram. E aí começou um verdadeiro calvário”, relata.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
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