Regional

05/12/2018 15:38 portal.trt23.jus.br

Comitê Multi-Institucional de Colíder visita Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

O presidente do Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Colíder, juiz do trabalho Mauro Vaz Curvo, visitou no último mês a Usina de Triagem e Compostagem da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da cidade (ACMAR). A associação foi beneficiada com o repasse de recursos oriundos de condenações em ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho na Vara do Trabalho do município.

Os valores foram utilizados para a aquisição de máquinas e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Além de fazer a fiscalização dos itens adquiridos, o magistrado também conversou com os trabalhadores sobre segurança no trabalho. “Como sou um dos colaboradores do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin23), também vi a necessidade de orientá-los, já que os trabalhos, anteriormente, eram executados de forma improvisada e sem EPI´s”, explica.

O juiz diz ainda que enfatizou aos trabalhadores a importância da utilização dos equipamentos de proteção, bem como o respeito às instruções presentes nos maquinários, para garantir um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

Segundo o magistrado, a destinação dos recursos para a associação, além de contribuir para que os trabalhadores desempenhem suas atividades com maior segurança, evitando acidentes e doenças ocupacionais, ainda beneficia toda a sociedade uma vez que retira do meio ambiente materiais descartados pela população. Soma-se a isso o fato de também promover a geração de renda de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Um exemplo disso, é o de uma senhora associada a qual possui um dos braços amputados. O trabalho na associação tem permitido que ela possa sustentar a sua família e ser útil à sociedade. Em regra, pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, possuem muita dificuldade para conseguir algum tipo de trabalho”, explica.

O presidente da ACMAR, Clodoaldo Gonçalves, aprovou a visita do magistrado e a conversa com os catadores. “Nós sempre falamos, mas poucos deles usavam os EPIs. Agora, todos seguem a orientação do magistrado”.

Clodoaldo afirma que os equipamentos adquiridos vieram em boa hora. “Facilitou muito o serviço dos catadores e melhorou a produção. Antes, carregar um caminhão com os materiais demorava um dia. Agora, com os novos equipamentos, é tudo muito rápido. Melhorou 100% a qualidade do trabalho”, garante.

Destinação

Desde 2016, o Comitê Multi-institucional de Colíder já autorizou que mais de 210 mil reais fossem repassados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Colíder. Os recursos foram utilizados para a compra de esteira transportadora, prensa enfardadeira, uniformes, EPIs, esteira elevadora e empilhadeira. Os equipamentos foram adquiridos para levar maior qualidade de trabalho para os catadores e permitir que suas atividades sejam executadas de forma mais célere e mais segurança, evitando acidentes e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Comitê Multi-institucional

O Comitê Multi-institucional foi criado em Colíder com o objetivo de promover uma maior integração entre os órgãos judiciais e melhorar a prestação de serviços à sociedade. A entidade, que atualmente é coordenada pelo juiz titular da Vara do Trabalho local, Mauro Vaz Curvo, gerencia e faz a destinação dos recursos de condenações em Ações Civis Públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho, na Vara do Trabalho de Colíder/MT.  

Atualmente o Comitê conta com a participação das seguintes entidades: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Justiça Estadual, Ministério Público Estadual e OAB Subseção Colíder.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo