Regional

14/01/2019 09:19 Gazeta Digital

Aumento de 877% na contribuição do algodão ao Fethab corrige >distorção>

Secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo afirmou, em entrevista ao jornal A Gazeta, que o aumento de 877% na contribuição ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sobre a produção do algodão foi uma decisão tomada para corrigir uma “distorção” anterior.  

Atualmente, o valor cobrado da cultura de algodão é de 20% da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para cada tonelada do produtor. Se o projeto encaminhado à Assembleia Legislativa for aprovado, a contribuição passará a ser de 200%.   

“Fizemos uma opção bem clara, porque, no algodão, havia uma distorção, um recolhimento muito pequeno em relação aquilo que é a participação do algodão hoje no mercado em Mato Grosso”, argumentou.   

Gallo não descarta também que o aumento da taxação sobre o algodão incentive a industrialização do setor, impedindo a alta remessa da produção primária ao exterior. Nestes casos, o algodão é vendido por um preço menor, já que tem baixo valor agregado. Como a contribuição para o Fethab sobre o algodão é menor quando é vendido no mercado interno, o projeto do novo Fundo aumenta as chances do produto ficar e ser beneficiado em Mato Grosso.   

 

“[O projeto] pode trazer neste aspecto um estímulo para o setor do algodão, que ao invés de exportar em pluma, de repente, pode exportar já em fio”, prevê o secretário.   

 

A criação de alíquotas para exportação, segundo Gallo, servirá não só para aumentar arrecadação, mas também para fazer com que muitos produtores evitem de pedir a recomposição do ICMS cobrado no Estado, quando se trata de produtos exportados.   

 

Antes do novo Fethab, os produtores tinham a produção taxada internamente até a chegada no porto para exportação. Precisavam, então, aguardar de 6 a 7 meses para conseguir a recomposição do ICMS cobrado, com base na Lei Kandir. Agora, se escolher contribuir com o Fethab, a cobrança interna de ICMS será isenta.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo