Regional

12/07/2019 14:36

Operação da PF cumpre mandados em MT contra exploração ilegal

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas em Mato Grosso e mais 4 estados na manhã desta sexta-feira (12). A Operação Florestas de Papel investiga um esquema de exploração ilegal de madeira na região amazônica entre 2014 e 2017, que envolve mais de 20 madeireiras e movimentou cerca de R$ 80 milhões.

Os mandados e outras medidas judiciais foram expedidos pela 4ª Vara da Seção Judiciária de Roraima. Além de Mato Grosso, os mandados são cumpridos em Roraima, no Amazonas, Maranhão e Pará. Mais de 150 policiais participam da operação nos 5 estados.

 

Segundo as investigações, que constam em 6 inquéritos policiais, os empresários cometiam fraudes para legalizar o comércio e a movimentação de madeiras extraídas de forma ilegal. As fraudes eram realizadas no sistema do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para a expedição dos documentos de origem florestal (DOF).

 

Esse documento é obrigatório para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos de origem nativa, como toras de madeira e madeira serrada. A Polícia Federal identificou mais de 91 mil metros cúbicos de madeira serrada regularizados através de fraude.

 

Já em toras de madeiras foram 260 mil metros cúbicos, o que equivale a 120 mil toras de madeira, de espécies como Ipês, Cedros, Maçarandubas, Aroeiras e Jacarandás. Eram utilizadas empresas de fachada para a emissão do DOF, para que as madeireiras pudessem vender o material extraído ilegalmente. A maior parte das madeireiras investigadas atua no Sul de Roraima. (Com informações da Assessoria)


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo