Regional

15/08/2019 06:46 Airton Marques e Jacques Gosch - RDNews

AL aprova lei para regulamentar esportes equestres, como a prova do laço, em MT

De autoria das lideranças partidárias, a Assembleia, por unanimidade, aprovou projeto que regulamenta a prática de esportes equestres em Mato Grosso, na sessão vespertina desta quarta (14). A proposta, aprovada em 1ª e 2ª votação, segue para a mesa do governador Mauro Mendes (DEM), que deve sancionar a nova legislação. Foram 21 votos favoráveis e três ausências: Janaina Riva (MDB), Romoaldo Júnior (MDB) e Dr. João (MDB).

O projeto foi elaborado para atender as demandas de pecuaristas, donos de haras e de organizadores de eventos, que se mobilizaram após decisão judicial que, em junho, suspendeu uma prova de laço, dentro da semana comemorativa do cavalo, trazendo prejuízos financeiros aos organizadores.

A Justiça proibiu a competição a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou que a disputa, que envolve cavaleiros laçando touros, é uma forma de maus-tratos aos animais. Os proprietários do haras negam que os animais sejam maltratados.

O líder do governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) - um dos responsáveis pela mobilização pela regulamentação - agradeceu o apoio dos demais parlamentares e ressaltou o movimento do setor. Segundo ele, já nesta quinta (15) ele deve se reunir com o chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, para garantir o sancionamento do projeto aprovado.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo