Vídeos

01/02/2018 12:30 Radio Progresso

Carlinda: SEMA identifica a causa de mortandade de peixes no Rio Teles Pires

Centenas de peixes mortos foram encontrados no rio Teles Pires, nas proximidades da balsa da Indeco e ponte da MT-320, nos municípios Carlinda e Nova Canaã do Norte. O caso foi denunciado por ribeirinhos que entraram em contato com a SEMA para saber o que poderia ter ocorrido, já que estava em pleno período de defeso do peixe (Piracema).

A situação preocupa os pescadores da área, que temem a mortandade de peixes enfraqueça a atividade pesqueira. Uma matéria publicada no Jornal da Cidade a cerca de 15 dias, registrou o fenômeno da mortandade de peixes e em especial da espécie Cachorra (Hydrolycus scomberoides)

Em entrevista Rádio Progresso, Leandro Brauwers, atual chefe da SEMA em Alta Floresta, disse que o órgão esteve nesses pontos realizando o monitoramento e foi identificado de onde estava vindo essa mortandade de peixes e que todas as medidas estão sendo tomadas inclusive a questão de autuações.

Ainda segundo Leandro a SEMA está terminando de fazer o fechamento do laudo que será encaminhando ao Ministério Público e demais órgãos competentes.  “Mas o que importa é que a gente conseguiu localizar o ponto onde estava ocorrendo o início dessa mortandade de peixes que é a usina de Colíder de competência da Copel” frisou Leandro.

Não se sabe ao certo o que causou a morte dos peixes e em especial porque afetou mais as cachorras, mas novos levantamentos feitos esta semana indicam que as mortes pararam. Esta não é a primeira vez que isso acontece nesse trecho do rio, em 2014 uma outra denúncia envolvendo a Usina de Colíder também foi feita por pescadores.

 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo