Vídeos

11/12/2018 10:47 Jornal da Cidade

MUITO LIXO: Encerrada a 8ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires

Em mais um ano de mutirão foram recolhidas toneladas de lixo das margens, leito e ilhas do Rio Teles Pires. Esse foi o resultado da 8ª edição do evento que se tornou tradição todos os anos após temporada de pesca, mas que causa também preocupação.


O recolhimento de lixo em 2018 iniciou após a segunda quinzena de novembro. Foram quase 30 dias de trabalhos feitos voluntariamente por equipes coordenadas pelo ribeirinho ‘João Bisteka’. No total, mais de 150 quilômetros percorridos pelo Rio teles Pires, com base no Porto de Areia até a ponte na Rodovia MT-320 no município de Carlinda e do Porto de Areia até o Cajueiro, em Paranaíta. “Tem reduzido bastante até o lixo. Mas ainda falta muita conscientização das pessoas”, comentou Tuti, vereador e integrante da comissão Amigos do Teles Pires.


O idealizador do projeto acredita que, embora de forma lenta, a situação ainda vai mudar. “Devagar, mas vai melhorando sim, tá diminuindo já”, resumiu o ribeirinho que tem uma casa flutuante onde atende turistas no Rio Teles Pires.


Corpo de Bombeiros deu suporte também no Dia D, monitorando o local para maior segurança e os militares ainda apoiaram no recolhimento final do lixo que encheu vários caminhões de fogões velhos, geladeiras, churrasqueiras, pias, televisores, freezeres, latas, sacos, sacolas, garrafas, litros e muitos outros objetos deixados no Teles Pires. “A gente nota muita falta de consciência. Isso aqui é nosso. Todos nós temos que cuidar”, advertiu Tuti.


Sema, Unemat e Secretaria de Meio Ambiente também atuaram no Dia D com equipes recolhendo lixo. Todos os órgãos mostrando a importância da ação entre amigos e também a preocupação ao ver tanto lixo.

 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo