Cidade

21/05/2021 18:22

Sinop e Embrapa firmam parceria para investimentos no agronegócio

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos), assinou nessa quinta-feira, dia 20, o termo de cooperação entre a Prefeitura de Sinop e a Embrapa Agrossilvipastoril. Desta forma, a gestão municipal contribuirá com a oferta de mão de obra para auxiliar na execução dos trabalhos realizados nos experimentos de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF) com pecuária leiteira.

 

Em contrapartida, a Embrapa oferece cursos de capacitação para os servidores/técnicos que atuam na área rural do município, auxiliando do pequeno ao grande produtor. Para Dorner, ter a Embrapa em Sinop é motivo de orgulho a todos os munícipes. “No que depender da minha gestão, eu quero estreitar cada vez mais os laços com a Embrapa. Além de prefeito, sou produtor rural e sei da importância que é tê-los em nossa cidade, uma vez que a economia da nossa região gira em torno do agronegócio”, afirma o gestor.

Para o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Austeclínio Farias, o fornecimento de funcionários para apoiar o experimento de ILPF com pecuária leiteira, permite operacionalizar melhor as pesquisas da cadeia produtiva de leite, que são de suma importância para a agricultura familiar em Sinop e região. “Nesse trabalho são geradas informações sobre a pecuária leiteira em sistemas integrados, que vão trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A parceria prevê ainda a transferência de tecnologia por meio de capacitações, eventos técnicos e palestras, não só para a cadeia do leite, mas também para outras relevantes para a agricultura familiar, como a fruticultura e olericultura”, detalha Austeclínio.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, reafirma a importância do termo para selar a parceria entre o Poder Público e a instituição de pesquisa. “Essa cooperação vai beneficiar a produção da nossa cidade. A secretaria de Desenvolvimento Econômico está atenta à agricultura familiar e o setor produtivo, para que possamos fazer esse setor se fortalecer ainda mais", frisa Klayton.

O contrato de cooperação, entre Prefeitura de Sinop e Embrapa, já vigora há três anos e foi renovado por mais três anos.


Queimada   crime nativa newsBanner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo